Aperte o play e curta nosso som

sábado, 15 de maio de 2010

Ponto de Cultura terá programa em rádio comunitária


Radialista Clévia Paz


Na programação da Rádio Comunitária Rainha FM, de Itabaiana/PB, consta o programa “Resenha Cultural”, produzido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que vai abordar temas relacionados à cultura e informar sobre os eventos do Ponto. O programa vai ao ar pela primeira vez em 29 de maio, às 16 horas.

Os produtores são Clévia Paz, Marcos Veloso e Fábio Mozart, com apoio técnico de Jacinto Moreno e colaboração de Joelda, Zé Severino, Val, Das Dores Neta, Nalva e Rose.

O jornalista Fábio Mozart afirmou que as rádios comunitárias, em sua maioria, preenchem 60% de sua grade de programação com músicas do mercado fonográfico, 30% de variedades, fofocas da TV e horóscopo, e apenas 10% de jornalismo, sendo a Voz do Brasil o principal noticiário. “É importante que uma rádio comunitária mantenha um programa de cunho cultural e informativo de qualidade, com conteúdo produzido na comunidade da emissora, com questões de interesse da sociedade, jornalismo com foco no cidadão”, acredita.

A partir de setembro, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizará oficina sobre Rádio Comunitária, abordando os seguintes pontos:

O Que é Rádio Comunitária - A Constituição Federal e a complementariedade dos Sistemas de Comunicação, conceitos gerais de Radcom, lei 9612 e suas limitações, rádios picaretárias (lucro, proselitismo religioso, promoção pessoal e politicagem), e Código de Ética.

Como Montar - Processos legais (construção da entidade Mantenedora,encaminhamento da manifestação de Interesse, Aviso de Habilitação, Morosidade), processos de envolvimento da Comunidade na construção da Radio, desobediência civil e repressão, equipamentos necessários.


Gestão Comunitária
- Papel e funcionamento da entidade mantenedora, papel do Conselho Comunitário, fonte de recursos para a manutenção (apoio cultural, mensalidade associados individuais, eventos)

Programação
- Programas jornalísticos, programas culturais, música, diversidade: racial, religiosa, opção sexual, gênero.