Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 31 de agosto de 2010

5º Congresso mobiliza radialistas comunitários na Paraíba


Dalmo Oliveira, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, no 5º Congresso da Abraçp/PB

Ousar, resistir e transmitir, sempre! Foi com a mesma garra da frase exibida acima da mesa do V Congresso Estadual da Abraço Paraíba, que foi realizado o evento nos dias 27 e 28 deste mês, no Sintep. Estavam representadas as rádios comunitárias Zumbi dos Palmares(Geisel-JP), Vale do Paraíba(Itabaiana),Alquimista(Muçumago-JP), Lagoa FM(Lagoa de Dentro), Barra FM, Mituaçu FM(Conde), São Miguel FM, Comunidade Geral FM(Guarabira), Solidariedade FM(Serra Branca), independente do Timbó(JP), Umbu FM(Umbuzeiro), Alternativa FM(Sumé ), Diversidade FM(Jardim Veneza-JP) Voz Popular(Castelo Branco), Nossa Voz( Tavares)e Associação Difusão Comunitária Remígio.

Três mesas com os temas “Radiodifusão comunitária e democratização da comunicação no Brasil”, “movimento de RADCOMs na Paraíba pós-Confecom”, e “Gênero, igualdade racial e intolerância religiosa e a comunicação comunitária”, deram um panorama da comunicação comunitária atual aos participantes que finalizaram com as indicações de delegados para o VII Congresso Nacional. Vinte e cinco delegados da Paraíba deverão ir para Belém , em dezembro, para, entre outras atividades, votar a nova diretoria da Abraço Nacional. A exigência de ter no mínino oito mulheres na comitiva foi atendida. A cota tenta garantir o maior número de participantes do gênero feminino. É meta da Abraço-PB é também aumentar a participação feminina na instituição, tendo em vista que na Conferência na Nacional de Comunicação era quase que total a participação de ativistas do gênero masculino. Fato que reflete o problema nas rádios comunitárias no Brasil. “ Para nós, mulheres, que somos maioria no pais, a exigência da cota e a mesa sobre gênero é apenas o ponta pé de uma mudança na mentalidade dos rádios comunicadores. Pois queremos ocupar espaços maiores na instituição como a coordenação nacional, por exemplo, diz Mabel Dias(coordenadora de gênero na Abraço-PB).

As mesas foram compostas por José Sóter(Abraço Nacional), José Moreira( coordenador geral da Abraço-PB), Dalmo Oliveira (secretário geral da Abraço-PB), Rosa Santos (Tavares), Geilsa Paixão(Mituaçu), Tereza Cantalice (SPM-JP), Sandra Raquew (UFCG), Verônica Lourenço (SPM-PB), Maria Marques (Grupo de Mulheres Yálodê), Mabel Dias (coordenadora de gênero).
Por Fabiana Veloso
www.abraco.wordpress.com