Aperte o play e curta nosso som

domingo, 15 de agosto de 2010

Eu no rádio de novo


Eu na Rádio Comunitária Araçá de Mari em 1999, apresentando o programa “Debate Comunitário”


Fábio Mozart

Finalmente foi ao ar o programa “Resenha Cultural”, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, apresentado por mim, Marcos Veloso e Clévia Paz, transmitido pelas rádios comunitárias Rainha de Itabaiana/PB e Zumbi dos Palmares, de João Pessoa. O programa inaugural foi levado ao éter no sábado, 14 de agosto, às 15,30 hs.

O rádio é minha paixão desde menino. Em 1998, entrei de cabeça na aventura de fazer rádio comunitária, mas muito antes já mexia com esse negócio de tirar onda nas ondas hertzianas de rádio-frequência. Não por acaso, acabei ganhando a vida como rádio-telegrafista, profissão extinta. Nessa brincadeira, já fundei três rádios comunitárias e ajudei a botar no ar uma rádio em Itabaiana na década de 70, em amplitude modulada. Foi a Rádio Difusora Nazaré, do compadre Ivo Severo. A rádio teve vida breve, fechada que foi pelo antigo Dentel. Compadre Ivo mora hoje em João Pessoa.

Gosto de fazer rádio, portanto, mas querendo que as ondas eletromagnéticas transmitam mais que lazer e entretenimento. A ideia deste programa “Resenha Cultural”, por exemplo, é reconhecer e assumir a importância da cultura popular na construção da identidade de nossa região, preservando a produção artística da região do Vale do Paraíba, notadamente divulgando as ações do Ponto de Cultura. Nesta primeira edição do programa, abrimos o microfone para os caras do Hip Hop, jovens que jamais tiveram a oportunidade de explicar o que é a cultura que eles representam ou de tocar suas músicas no rádio local. Acreditem: tem um rapper por nome Alex Miguel que faz até cinema artesanal em sua comunidade paupérrima do Açude das Pedras, em Itabaiana!

A rádio comunitária, como elemento de comunicação popular e democrática, tem como um dos seus mais importantes objetivos a difusão cultural e a preservação da cultura da região onde atua. Sabe-se o quanto é pobre a grade de programação das rádios comunitárias, em sua maioria imitadoras dos esquemas descomprometidos com a cultura popular das rádios comerciais. Infelizmente, o que se vê é a duplicação pura e simples dos esquemas do rádio comercial, sem muito conteúdo. O programa do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é produzido sempre com o objetivo de valorizar a cultura itabaianense, paraibana e brasileira.

Temos um núcleo de áudio visual onde oferecemos oficina de rádio comunitária. É lá onde se cozinha o programa, com os monitores e produtores pesquisando sobre o assunto o máximo possível, informando-se, aprendendo cada vez mais, para que possam transmitir aos seus ouvintes um programa com conteúdo.

Equipe do “Resenha Cultural”: Das Dores Neta, Val, Vital Alves, Joelda Fidélis, Clévia Paz, Marcos Veloso, Zé Severino, Nalva e Patrícia Helena.

www.fabiomozart.blogspot.com
www.pccn.wordpress.com
www.radiozumbijp.blogspot.com