Aperte o play e curta nosso som

domingo, 5 de dezembro de 2010

ABRAÇO elege nova diretoria no Maranhão


Cerca de 80 comunicadores populares de 10 regiões do Maranhão participaram neste final de semana do 4º Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luís.

O evento finalizou com a eleição da nova diretoria (foto) da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão. Luis Augusto Silva Nascimento, da rádio Bacanga, no Anjo da Guarda, é o novo coordenador executivo da entidade, cargo equivalente ao de presidente.

Participam também da nova direção executiva Raimundo Pereira de Souza (Coordenação Financeira); Ed Wilson Ferreira Araujo (Coordenação de Formação e Inovação Tecnológica); Sebastiana Teixeira (Coordenação de Relações Institucionais e Internacionais); Nilton Carlos Costa Almeida (Coordenação Jurídica e Estudos Sócio-Econômicos); Antonio Luis Assunção (Coordenação de Organização e Mobilização); Neuton Cesar Doria Silva (Coordenação de Comunicação e Marketing); Adilson Viana Coordenação das Regionais); e Vanusia Gonçalves (Coordenação de Gênero e Etnia).

O Congresso deliberou ainda pela criação do Coletivo de Mulheres, encarregado de formular diretrizes específicas para inserir temas relacionados a gênero na grade de programação e consolidar a participação das mulheres na direção das associações de rádios.

A Abraço Maranhão constituiu-se oficialmente em 1998 e funcionou até 2003, quando foi desativada. O renascimento da entidade começou a tomar corpo nas etapas preparatórias da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009.

Após a conferência, vários comunicadores, militantes e entidades dos movimentos sociais retomaram a mobilização para reorganizar a Abraço, culminando com o congresso neste final de semana.

Durante o evento os delegados e observadores dialogaram sobre a organização das emissoras, a formação dos comunicadores populares e o marco regulatório nas Comunicações que garanta espaço ao livre funcionamento das rádios comunitárias.

O jornalista e advogado Josemar Pinheiro acompanhou o congresso e prestou vários esclarecimentos sobre questões jurídicas que envolvem a radiodifusão comunitária.

Na manhã de domingo 28, participaram do painel sobre conjuntura e democratização da mídia o chefe do Departamento de Comunicação da UFMA, Francisco Gonçalves da Conceição; e o coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter.

Eles abordaram os novos cenários da Comunicação no Brasil após a Confecom, apontando avanços e desafios na construção de esferas democráticas no campo midiático. Francisco Gonçalves defendeu a ampliação de parcerias entre as rádios e o curso de Comunicação da UFMA nos campi de São Luís e Imperatriz, com o objetivo de proporcionar programas de qualificação aos comunicadores.

José Sóter destacou a importância da inserção das emissoras nas comunidades, traduzindo as pautas vivenciadas no cotidiano dos bairros e pequenas cidades onde as rádios estão inseridas. Sóter acompanhou todos os debates e ao final coordenou a eleição dos representantes do Maranhão ao Congresso Nacional da Abraço, que será realizado em Brasília, de 16 a 19 de dezembro.

O Maranhão será representado por Vivânia Gonçalves Ferreira, Antonia Meneses Holanda Reis, Maria Zilda Cantanhede, Edna Maria Alves Rodrigues, Rafaete de Araujo, Rosilene Teixeira Batista; José Ribamar do Nascimento Silva, Genival Rocha Silva, Alcebíades Batista Daby dos Santos, José Matias Barros Guimarães, Cícero Julio das Neves Costa, Nilton Carlos Costa Almeida, Helio de Almeida Rocha, Antonio Costa Silva, José Maria Machado Coelho, Luis Pereira de Matos, João Batista da Silva Passos, Luís Augusto Silva Nascimento, Neuton Cesar Doria Silva, Antonio Luis Assunção. Suplentes: Izolda Padu de Alencar Diniz, Raimundo Nonato dos Santos Lima e José de Ribamar Nobre da Silva.