Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rádio oficial do Governo da Paraíba acena para abertura de espaço para as rádios comunitárias

Daniel (à esquerda) é comunicador e técnico da Rádio Comunitária Voz Popular, da comunidade São Rafael em João Pessoa. Ele é um dos que estão engajados no projeto de produção de uma revista semanal reunindo as rádios comunitárias a ser veiculado na Rádio Tabajara, emissora oficial do Estado da Paraíba

As comunitárias da Paraíba receberam com alegria a notícia da participação na programação da rádio Tabajara, anunciada durante o VII Congresso Nacional da Abraço, em Brasília, ocorrido dias 20 e 21. A informação que garante duas horas semanais na emissora foi dada, informalmente, por Cristovam Tadeu, diretor da instituição.

A ideia da participação das comunitárias na programação da Tabajara surgiu dos radialistas Fábio Mozart e Marcos Veloso, ambos da Rádio Zumbi FM, do Geisel, com o apoio da Abraço-PB, que iniciou a articulação entre as rádios e o governo.

Para Fabiana Veloso, coordenadora de comunicação da Abraço-PB, esta iniciativa é o pontapé inicial para marcar o inicio de uma parceria real entre as comunitárias e o governo da Paraíba, que tem se mostrado sensível às questões das rádios. O diretor da Tabajara confirma que "a palavra da vez no governo Ricardo é parceria”. Tadeu alertou para a necessidade de se fazer uma reunião, o quanto antes, para definir detalhes e ajustes na proposta.

Mozart disse que a ideia surgiu há muito tempo, mas que só agora percebeu interesse do governo para implementá-la. “Finalmente vamos fazer uma ação inovadora das comunitárias junto ao estado e que serve de exemplo para os outros estados do país”, afirmou.

Segundo o secretário de comunicação, Nonato Bandeira, a proposta será a “voz dos excluídos” apresentada pela comunidade através de suas rádios locais para todo o estado.

(Texto: Fabiana Veloso)