Aperte o play e curta nosso som

sábado, 12 de março de 2011

PROGRAMA DE ÍNDIO


Rádio Comunitária Caramuru FM garante voz aos índios Pataxó

Jovens que tiram um tempo de suas obrigações para fazer funcionar essa rádio, porque para eles é mais que um lazer, pois fazem o que gostam.

Trabalham mais de dez pessoas nesta rádio, que se revezam das 5 da manhã às 11 da noite, para manter a rádio no ar. Eu Alessandra, também faço parte deste grupo.

Esse meio de comunicação com o objetivo de democratizar, estender a comunidade inteira e ampliar as informações e os relacionamentos entre os membros da nossa comunidade. Tem diversos programas que atendem de fato toda comunidade. É uma nova realidade que chegou em nossa aldeia, onde os nossos parentes podem sintonizar; eles ouvem e gostam, pois é dirigida exclusivamente para o lazer da comunidade.

Entrevista com lideranças, notícias, programas de educação, músicas pedidas e recados fazem parte da programação da nossa rádio. Tem grande participação e audiência na comunidade, além de ter também ouvintes de Pau Brasil e de alguns regiões perto.

Além da rádio ser um grande beneficio para a comunidade, temos procurado o fortalecimento cultural, uma vez que boa parte da comunidade já perdeu sua cultura. Nós índios temos buscado fortalecer e se relacionar com o mundo. Aprendemos a montar e administrar uma rádio.

Essa rádio é fruto de uma parceria de vários ONGS como CIMI, THYDEWA, e outros que nos vem ajudando sempre.

Hoje já trabalhamos com computador que é bem melhor.

Alessandra Gomes