Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Livro mapeia História do Rádio no Brasil


Um livro inédito e histórico sobre o rádio brasileiro será lançado no dia 5 de setembro, em Recife, com a participação de uma professora da UFPA como autora, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A obra Panorama do rádio no Brasil é um trabalho pioneiro que traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país.

A organização do livro é da professora mineira Nair Prata, que contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira. Em Belém, participaram da publicação a profa da Facom, Luciana Miranda Costa, e as jornalistas Paula Costa e Sandra Garcia, ambas formadas pelo curso de Comunicação da UFPA. A obra é mais um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O livro, publicado pela Editora Insular tem 590 páginas e mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas. A obra faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os Estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.

Segundo a professora e autora, Luciana Miranda, que coordena um Grupo de Pesquisa na UFPA sobre Rádio, Meio Ambiente e Divulgação Científica, o trabalho de pesquisa sobre as emissoras de Belém durou cerca de seis meses.“Contamos com o apoio de todas emissoras AM, FM e Ondas Tropicais da cidade que nos forneceram importantes informações sobre a história do rádio paraense e dados atualizados de suas programações. O próximo passo será mapear as rádios do interior do Estado". A história do rádio no Pará também pode ser consultada por meio do site: http://www.oparanasondasdoradio.ufpa.br, um dos resultados das atividades realizadas pelo grupo coordenado pela profa Luciana Miranda.

A realização do livro, por sua vez, teve seus percalços segundo a coordenadora geral, Profa Nair Prata: “Enfrentamos algumas dificuldades na realização desta investigação. "Fizemos convocações aos grupos de pesquisa de todo o país e, assim, conseguimos montar a grande equipe de investigadores. Depois, a principal dificuldade foi o levantamento dos dados, já que são poucas, ou inexistentes em alguns casos, as informações oficiais sobre algumas emissoras de rádio, com suas histórias, seus programas, suas trocas de proprietários e suas idas e vindas no dial".

Após o lançamento, o livro estará disponível nas livrarias ou já pode ser solicitado diretamente à Editora Insular pelo site: www.insular.com.br

SERVIÇO

Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil

Data: 5 de setembro (segunda-feira)

Horário: 14 às 18h

Local: Universidade Católica de Pernambuco – Recife

Contatos: Nair Prata – nairprata@uol.com.br - (31)9985-5826 e Luciana Miranda - lmirandaeua@hotmail.com - (91)91445634