Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RADIOZINE


Programa de rádio com compromisso social é produzido no Ceará

O rádio como veículo mais dinâmico e acessível, pode sem dúvida nenhuma, contribuir com o desenvolvimento social, transmitindo programas com este objetivo. Produzido na Faculdade 7 de Setembro de Fortaleza (CE), o Radiozine é um programa desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo Eletrônico. Os alunos produzem uma rádio-revista com entretenimento e música, focando sempre em temas educativos.

O professor orientador do Radiozine, o jornalista Ismar Capistrano e seus alunos produziram o programa com o objetivo de conscientizar os ouvintes sobre temáticas educativas como direitos, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Capistrano, que também é Coordenador Executivo da Abraço-CE, diz que o diferencial do Radiozine, é aliar a educação com formatos de entretenimentos como dramatização e a música. “O programa traz temáticas de educação pouco exploradas pelas emissoras, como o meio ambiente, cidadania e saúde”, diz o professor.

O Radiozine possui dois blocos de aproximadamente 13 minutos, e tem duração total de 25 minutos. Com bastante dinamismo, as apresentadoras e jornalistas Natalie Caratti e Samila Braga conduzem o programa de uma forma bem humorada, sem perder o cunho social. Os quadros Noticiazine (nota informativa), Diz Aí (enquete), Dramazine (rádio-novela), são feitos com bastante qualidade de edição. Também há reportagens, músicas, entrevistas e debates que muito enriquecem a transmissão.

Para as rádios que possuem compromisso social, o Rádiozine é um ótimo exemplo para a programação. Com descontração, o programa consegue prender a atenção do ouvinte, o fazendo pensar sobre importantes temas culturais, sociológicos e políticos. Neste ano já foram produzidos seis programas, disponíveis para baixar e veicular sem custos.

Para conhecer, ouvir e baixar o programa Radiozine clique aqui.

Bruno Caetano
Da Redação
Com informações de Natalie Caratti e Ismar Capistrano