Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Governo vai pagar despesas de energia elétrica das rádios comunitárias


Mas isso não é no Brasil, e sim em Moçambique.

Os governos distritais da província da Zambézia, sobretudo naqueles distritos onde existem rádios comunitárias, doravante passarão a assumir o pagamento de faturas referentes ao consumo da corrente elétrica nas rádios comunitárias. A medida visa, por um lado, aliviar os encargos de despesas e, por outro, garantir o funcionamento pleno desses meios de comunicação. Zambézia é uma província de Moçambique, cuja capital é Quelimane.

Esta medida é anunciada numa altura em que num passado recente a rádio comunitária de Morrumbala ficou por 6 dias paralisada na sequência de um corte no fornecimento da corrente, devido a uma dívida com a empresa fornecedora.

Num outro passo, o delegado do Instituto de Comunicação Social nesta parcela do país, sublinhou que “como é do conhecimento de todos, as rádios comunitárias funcionam na base de receitas locais, o que torna difícil suportar despesas, assim, com este apoio do governo, acreditamos que as coisas vão melhorar” - disse a fonte para depois salientar que os referidos memorandos de entendimento preconizam que as rádios comunitárias têm como uma das obrigações divulgar as realizações do governo.

Lá como aqui, sempre tem a contrapartida. Lógico que, rádio que não se afinar com o Governo, perde a esmola.