Aperte o play e curta nosso som

domingo, 16 de outubro de 2011

Heróis do povo na busca por uma comunicação democrática


Acompanho, com emoção, a saga do companheiro Marcelo Ricardo (foto), da Rádio Comunitária Diversidade do Jardim Veneza, que teve os equipamentos da sua emissora sequestrados pela Polícia Federal e responde a processo na Justiça Federal, pagando pena de multa pelo “crime” de dotar sua comunidade de um veículo de comunicação.

Ásperos vestígios da luta de Marcelo ainda atingem Juliana da Rádio Independente do Timbó, em João Pessoa, que também paga pela sua independência com processo judicial e multa pesada para uma comunidade mal provida de tudo, incluindo cidadania. A coragem de enfrentar essa luta é o atributo desses jovens, o que sempre os distingue não só como militantes de uma causa justa, mas como seres humanos cheios de intrepidez e de moral forte.


Quando for registrada a história dos comunicadores populares que atuaram contra a ditadura sob a qual ainda vivemos, os que rompem os protocolos da burocracia e o poder dos monopólios da mídia comercial, deve-se incluir o nome do meu companheiro Marcelo Ricardo, sujeito insubordinado que não se submete a regras impostas pela ditadura do capitalismo e vai atrás do que é seu por direito. Ao resistir e assumir suas posições, ficou só, mas não deixa de sustentar suas verdades e seus objetivos de vida. A rádio Diversidade, combalida, ainda luta para garantir sua licença para funcionar, enquanto falha o apoio de quem deveria estar nessa fileira de luta.
Ricardson Dias, Marcelo Ricardo, Juliana e tantos outros desse naipe se apresentam como heróis da resistência. Os frouxos e oportunistas não estarão nos anais da História.

www.fabiomozart.blogspot.com