Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Programa da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares entrevista poeta cordelista de Princesa Isabel


Valbam Lopes de Araujo, poeta, cordelista e artista popular; é natural de Princesa Isabel e autor de vários trabalhos de alta linhagem poética, dentre os quais, Os maxixes de Edgar, publicado e lançado nas cidades de São Paulo, João Pessoa e Princesa Isabel em 2006. Em 2005 venceu o primeiro concurso de poesia encenada do SESC-PB, com o poema Lambe-lambe na Praça, trabalho este em memória aos retratistas e fotógrafos das praças e feiras livres do país.

Em 2009 recebe o titulo de cidadão pessoense, concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa em reconhecimento aos seu trabalhos literários na capital. Desde menino, esse poeta já era reconhecido plas suas performances poéticas, suas intervenções culturais nas feiras, escolas, rádios, eitos de trabalhadores, jogos de futebol e outros espaços populares, onde aprendeu rapidamente a valorizar a linguagem do povo sertanejo, seus causos e memórias.

Agora, este poeta acaba de editar pela UFPB, mais uma obra prima do gênero:” O encontro de Ronco Grosso com o Tranca Rua de Jacobina”. Nesse desafio, o poeta descreve a epopéia de um guerrilheiro sertanejo, fazendo valer com bravura, a justiça social sobre um poder publico demente.

Valbam será um dos entrevistados do programa ALÔ COMUNIDADE deste sábado, 5 de novembro, às 14 horas, na Rádio Tabajara da Paraíba. (1.110 AM).

www.radiozumbijp.blogspot.com