Aperte o play e curta nosso som

domingo, 8 de janeiro de 2012

Rádio Comunitária Nascente do Vale FM, um projeto em andamento


Uma Lei Federal de 1998 criou o Serviço de Radiodifusão Comunitária. A partir daquele ano, as fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos passaram a contar com a possibilidade de um valioso instrumento para difundir tradições sociais, integrar a comunidade e capacitar os cidadãos no exercício do direito de expressão.

Os princípios que regem a operação das Rádios Comunitárias dão conta de que sua programação deve ter finalidades educativas e culturais, promovendo as atividades artísticas e jornalísticas, sempre respeitando os valores éticos e sociais.

As rádios comunitárias são um verdadeiro instrumento de democratização da comunicação e da sociedade, de multiplicação de vozes, de organização da vida comunitária, social, política e cultural, de dinamização da economia local e, sobretudo, de valorização da auto-estima de comunidades e povos esquecidos pelo Estado.

Em Rio do Campo, a ACAERC – Associação Comunitária de Apoio as Entidades de Rio do Campo, fundada desde abril de 2004 visa executar o serviço de Radiodifusão Comunitária. Com o objetivo de recompor o quadro de associados e eleição da nova direção foi realizada no dia 22 de junho de 2011, na Câmara de Vereadores, uma Assembléia Geral.

Com a presença de vários representantes de entidades do município e de representantes da Rádio Comunitária Doce Mel FM de Vitor Meirelles, discutiu-se sobre o processo de legalidade e os meios para a instalação da Rádio. Também se elegeu a nova diretoria com mandato de um ano, sendo os seguintes:

Presidente – Rodrigo Preiss

Diretora Administrativa – Joseanair Hermes

Diretor Operacional – Lenoir Menegazzi

A diretoria vai se reunir para encaminhar os documentos obrigatórios ao Ministério de Comunicação e logo que tiver outros indicativos convocará nova reunião com os sócios e toda a população que desejar se associar para repassar o andamento do processo.