Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rádio Comunitária paraibana completa 14 anos de lutas e conquistas


Há 14 anos atrás um grupo de 40 pessoas, sendo elas representantes de entidades e representantes de instituições reuniram-se na cidade de Mari na Paraíba, para fundar a Rádio Araçá FM (105.9 MHz). Pioneira na história de lutas das rádios comunitárias no estado e filiada à Abraço-PB (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba), a emissora só foi ao ar no dia 1 de Setembro de 1998. Isso porque apesar do Projeto Araçá ter nascido no dia 05 de janeiro daquele mesmo ano, os integrantes tiveram que democraticamente eleger a diretoria executiva e assim traçar um plano de metas, para organizar os estatutos e os cadastros dos associados e também montar a emissora.

Mesmo com o pedido de concessão do canal conforme determina a Lei 9.612 e o Decreto 2.615, de 03/06/98, que regulamentam o serviço de radiodifusão comunitária no país, a rádio foi fechada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cinco meses depois de sua estréia. A violência provocada pela Anatel gerou um repúdio coletivo na comunidade de Mari, que levantou um movimento juntamente com outras rádios comunitárias do estado. Apoiado por várias entidades de classe, parlamentares, Ordem dos Advogados do Brasil, CUT (Central Única dos Trabalhadores), Universidade Federal da Paraíba e o Sindicato dos Jornalistas, o movimento ganhou corpo. Assim, com várias caravanas de apoio fazendo atos públicos em todo o estado, a rádio voltou ao ar para não mais sair.

Hoje, a Rádio Comunitária Araçá FM é uma realidade e líder de audiência na cidade; com uma programação totalmente dedicada à comunidade mariense. A emissora oferece muita informação e boa música, além de programas voltados aos diferentes segmentos sociais e temáticas diversas ligadas ao interesse coletivo.

A Abraço parabeniza a Rádio Comunitária Araçá FM pelos seus 14 anos de lutas e conquistas. Uma história que valoriza a cidadania, a inclusão de jovens em risco social e a “profissionalização” de vários comunicadores comunitários, que hoje atuam, de forma brilhante, na radiodifusão de várias cidades do Estado da Paraíba.

A Rádio Comunitária Araçá FM pode ser ouvida também pela internet através do sítio: www.aracafm.com

A história da Rádio Comunitária Araçá está no livro “Democracia no ar”, de Fábio Mozart. fabiomozar.yahoo.com.br