Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comunidade quilombola da Paraíba terá rádio comunitária outorgada pelo Congresso Nacional

Garotas da Rádio Comunitária Mituaçu


No sítio Mituaçu, município do Conde, na Paraíba, funciona a Rádio Comunitária Mituaçu cujo processo de outorga foi enviado pela Presidência da República para a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovar a outorga de autorização para executar os serviços de radiodifusão comunitária no município.

A comunidade de Mituaçu carrega as raízes quilombolas no sangue. Tem um grupo formada por meninas entre 11 e 14 anos, que dançam a lapinha, representação folclórica ligada às festas natalinas. “Os ensaios começam sempre em setembro e as apresentações vão até janeiro”, conta Kamila Alves da Paixão, de 13 anos, uma das 11 integrantes do pastoril.

Outro indício da presença de quilombolas em Mituaçu está na culinária e pode ser representada pela aposentada Severina Moura da Paixão, 69 anos. Dona de um forno à lenha que não abandona nem depois que comprou um fogão a gás, ela repete a receita para fazer um bolo de macaxeira que aprendeu na juventude. “Aprendi a usar a folha da bananeira para cobrir a forma do bolo. Além de não grudar, ele fica mais gostoso”, revela. Todas essas características culturais da comunidade agora têm um meio de preservação e divulgação que é a rádio comunitária.

A Rádio Comunitrária Zumbi dos Palmares deverá auxiliar a Rádio de Mituaçu com empréstimo de equipamentos básicos para transmissão em frequência modulada, enquanto a comunidade não consegue levantar recursos para a compra de transmissor, mesa de som e microfones.