Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Abraço-SE participa do Projeto Mídia Jovem



Com o tema “A importância da participação dos jovens no movimento de rádios comunitárias”, o professor e secretário executivo da Abraço-SE (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe) Roberto Amorim, ministrou uma grande palestra no dia 08 de agosto (domingo). O evento aconteceu no auditório da Rádio Comunitária Barra FM, no município de Barra dos Coqueiros/SE. A palestra faz parte do Projeto Mídia Jovem, que está sendo desenvolvido na região sob a orientação técnica do Instituto Recriando. O objetivo é promover a participação social de adolescentes e jovens da comunidade da Barra dos Coqueiros através do uso de ferramentas da comunicação. Dessa maneira o projeto tem o intuito de incentivar a apropriação dos jovens e adolescentes sobre a função, objetivos e funcionamento das mídias comunitárias.

O Mídia Jovem faz com que os alunos assistam aulas teóricas e práticas que realizam oficinas de fotografia , web, mídia impressa, rádio e vídeo, baseando-se na metodologia da educomunicação. O conteúdo produzido prioriza temas sociais relevantes e ligados à realidade dos educandos atendidos. Essa abordagem favorece a reflexão dos alunos acerca da própria realidade e estimula a postura proativa diante de desafios encontrados nas comunidades em que eles vivem.Esta ação provoca a percepção das possibilidades de transformação social existentes na própria comunidade.

A jornalista Débora Melo expôs que “a ação contida nos objetivos do projeto busca promover uma educação voltada para a cidadania passando por transversalidades de temas sociais com o foco na comunicação como direito de todos”. Para Roberto Amorim, a evento foi determinante como incentivo à participação dos jovens e adolescentes nas associações de rádios comunitárias. “A palestra colaborou para a ampliação da ação política e compreensão da realidade por parte dos jovens e adolescentes”, finalizou Amorim.

Informações: Abraço-SE