Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Complexo do Alemão ganha rádio comunitária feita por mulheres



O Complexo do Alemão ganhou nesta sexta-feira (10) a Rádio Mulher - Um ambiente comunitário, projeto que faz parte do Programa "Nas Ondas do Ambiente", promovido pela Secretaria do Ambiente, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A 98,7 FM fica no Casarão da Cultura, na comunidade, e é coordenada por seis moradoras locais, que fazem a produção, locução e transmissão dos programas.
Cada uma das moças recebe uma bolsa de R$ 178 mensais, pagos pelo Governo do Estado do Rio.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, visitou o local e assistiu os eventos que marcaram o início oficial da atuação da rádio, entre eles uma apresentação infantil de dança. A equipe da rádio aborda temas como a Lei Maria da Penha, assuntos relativos à saúde da mulher, como prevenção de DSTs e de gravidez na adolescência, e assuntos de utilidade pública e serviço para todo o entorno do Complexo do Alemão.

- Vejo com muita alegria essa iniciativa, que mostra que as mulheres detêm o poder de se comunicar bem e de emitir ideias, conceitos e problemas de sua própria comunidade. O Estado ajudou, mas não interferimos nem no conteúdo nem na linguagem dos programas. A cultura é a base de tudo, porque motiva e mobiliza as pessoas, mudando comportamentos - afirmou Minc.
Até o momento, a Rádio Mulher conta com três programas fixos: o "Sabadão Comunitário" (das 10h às 12h), com a divulgação de eventos e ações sociais na comunidade; o "Som da Tarde" (segunda, quarta e sexta, das 14h às 16h), com músicas que vão do forró ao axé; e o informativo "Manhã do Complexo" (de segunda a sexta, das 10h30m ao meio-dia).

- A gente veio para botar um cor-de-rosa no 'clube do bolinha' que á a comunicação do Complexo do Alemão. Nossa rádio é um canal que permite às mulheres se expressarem - disse Scheila Santos, presidente da Associação de Mulheres do Complexo do Alemão e coordenadora da rádio.

Segundo a superintendente de Educação Ambiental da Seam (Superintendência de Educação Ambiental), Lara Moutinho da Costa, as rádios comunitárias são, reconhecidamente, um instrumento de mobilização social.

Jornal do Brasil