Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ONDAS DIFERENTES


José Sotter (direita) da ABRAÇO NACIONAL, na Rádio Comunitária Verde Amazônia

Rádio Comunitária Educativa Verde Amazônia FM, de Ariquemes, Rondônia
 
"Esta emissora nasceu no distrito de Machadinho do Oeste, Roraima, por mim, radialista José Giovanni. Fui perseguido pelo Dentel na época, andava com os equipamentos nas costas ou em fundo de quintal, sua antena era varal esticado em postes ou varas de madeira. Seu objetivo sempre foi levar às comunidade a consciência ambiental, cultura e lazer.

Só que eu era procurado pela policia o tempo todo. Fui advertido por várias vezes. Por contrariar interesses políticos, não era possível legalizar a associação de rádio. Em 1987, fui preso pretensamente pelo Exército. Os equipamentos da rádio foram atirados no rio Machadinho por pessoas que se diziam do Exército, na verdade eram capangas de um senador e um deputado federal da área, donos de rádios e TVs comerciais em todo estado de Rondônia.

Isso me tornava cada vez mais revoltado. Continuei a transmitir, agora com uma emissora no centro da cidade de Ariquemes. Fui preso pela Polícia Federal e Anatel, humilhado, empurrado por um dos agentes federais. Até que conseguimos a concessão e hoje somos uma estação de rádio comunitária respeitada em Rondônia."

(Depoimento de José Giovanni)