Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rádio comunitária do Maranhão lamenta fechamento



Fundada em 10 de junho de 2001, a Rádio Comunitária Conquista FM (95,5 MHz) é de responsabilidade da Associação de Difusão Comunitária e Popular (ADCP) que congrega vinte organizações de vinte bairros de São Luís, entre eles João Paulo, Coroado, Coroadinho e Jordoa.

A programação é feita, em sua grande maioria, por pessoas dessas comunidades e há grande inserção de temas sobre minorias como mulheres, negros, homossexuais, alcoólatras, crianças e adolescentes. A rádio consegue ainda reunir diversas religiões em sua programação semanal. A rádio encontra-se fechada atualmente. Foi invadida pela Polícia Federal que “sequestrou” seus equipamentos, tirando-a do ar.

Com uma programação voltada para as manifestações culturais maranhenses, a rádio é conhecida por promover campanhas de combate à dengue, DSTs, violência doméstica e exploração sexual. Desde sua fundação, a Conquista FM vem acumulando uma série de vitórias para o Coroado e demais comunidades que estão ao alcance de suas ondas. Entre elas, a reforma da praça do Mururu, a construção de uma escolinha de Reforço escolar para crianças do bairro e o envolvimento de mais de 100 jovens na programação, produção e operação da emissora.

Ao contrário das chamadas 'rádios piratas', que não possuem endereço, não prestam nenhum tipo de serviço à comunidade, a Conquista FM possui uma ligação direta com a população carente de São Luís e, mesmo sendo constantemente ameaçada, sempre divulgou suas atividades e endereço fixo.

A SMDH reconhece, através do Prêmio de Mérito Profissional, a importância da Rádio Conquista enquanto um canal alternativo de comunicação. Ao contrário dos outros anos, e dadas as circunstâncias, não será premiado um profissional, mas um grupo de pessoas na figura da rádio.