Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O rádio completa hoje 90 anos no Brasil



O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura foi o precursor nas transmissões de vozes e ruídos, pioneirismo científico universal na área das telecomunicações. Em 1904, ele patenteou o transmissor de ondas sonoras.

Nos Estados Unidos, foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o discurso do Presidente paraibano Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co. 

Na Paraíba, o rádio começou em 1930 com a pioneira Rádio Clube da Paraíba.
O programa ALÔ COMUNIDADE de amanhã (sábado) presta homenagem ao rádio com gravações históricas de eventos esportivos, políticos e culturais do rádio brasileiro.

Ouça em tempo real pela Rádio Tabajara AM (1.110 Mhz) ou pelo link: