Aperte o play e curta nosso som

domingo, 7 de outubro de 2012

PARAÍBA


Juazeirinho/PB


RÁDIO COMUNITÁRIA JUAZEIRO FM  - 12 ANOS NO AR


A fundação da rádio teve inicio com o Sr. Francisco Xavier ( Pitu ), técnico eletrônico muito inteligente que montou um pequeno transmissor e colocava no ar uma rádio chamada Pirata em pequenas distâncias, sempre às escondidas. Antonio Batista (Toca) ligado ao mundo da informação, assistindo a TV senado, viu os debates sobre radiodifusão comunitária e procurou saber todos os detalhes. Sabendo que Pitu se interessava pelo assunto, Toca o convidou para juntos idealizarem a primeira rádio da cidade de Juazeirinho, na Paraíba. Diante disso, o sonho estava ganhando consistência, pois Toca era o responsável por todo o trabalho burocrático, enquanto Pitu se encarregou da parte técnica. 

Toca: - “Tivemos que trabalhar durante muito tempo sigilosamente, pois havia o temor de algum político querer intervir e ameaçar o nosso sonho. Enfrentamos inúmeros obstáculos até a conquista definitiva da concessão, pois não tínhamos nenhuma estrutura financeira nem política, apenas o apoio da comunidade. No dia 10 de setembro de 1998, Toca fez a solicitação ao Ministério das Comunicações através de requerimento para explorar o serviço de radiodifusão comunitária, o que aconteceu através da portaria de 25 de abril de 1998 e Decreto legislativo nº 2.615 de três de Junho de 1998. Através de campanhas junto à comunidade, conseguimos comprar alguns equipamentos e colocar a rádio em funcionamento, com o nome Rádio Comunitária do Amém. Foi aí que em conversa com o meu amigo e conselheiro João Vital Guedes, surgiu a proposta de registrar a rádio com o nome de FM RÁDIO COMUNITÁRIA JUAZEIRO 87.9.” 

Portanto, foi idéia do saudoso João Vital o nome JUAZEIRO FM. Passamos a funcionar com uma licença provisória. Mas, finalmente o nosso sonho se concretizou no dia 04 de maio de 2000, recebemos do amigo Dr. Neto Rangel, que se encontrava em Vitória de Espírito Santo, o seguinte fax: Prezado amigo Toca, graças a Deus a sua luta teve êxito,valeu a pena o esforço, seu sonho tornou-se realidade. Agora é trabalhar para prestar a informação e levar alegria ao povo da nossa terra. É importante também tomar cuidado com os aproveitadores, que certamente vão aparecer, é necessário também afirmar, que nenhum político Federal, Estadual ou Municipal teve nenhuma participação nessa conquista, ela é sua e da Comunidade São José de Juazeirinho. Até breve, Neto.” Isto é, o nosso projeto acabava de ser aprovado pelo Congresso Nacional. Faço das palavras de Dr. Neto as minhas palavras, não devemos realmente nada a nenhum político, pois a única ajuda foi a do povo. Hoje a Rádio é reconhecida de Utilidade Pública, dá vez a todos que não tem vez e nem voz, sem distinção de sexo, cor, religião e política partidária. Sendo hoje uma das tradições culturais do nosso município.

http://rosalexandrina.blogspot.com.br/p/historia-de-juazeirinho.html