Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Entidades representativas de matriz africana pedem concessões de rádios comunitárias


Dalmo Oliveira, da Rádio Zumbi


Por provocação de Mãe Beth D'oxum (PE), Vilma Piedade (RJ), Baba Alexandre de Oxalá (DF) e Pai Paulo (SP), que protocolaram um documento no Ministérios das Comunicações, com cópia para a SEPPIR, foi iniciado um diálogo com o Ministério das Comunicações sobre os diversos pontos demandados pelos Povos Tradicionais de Matriz Africana. O Secretário Executivo do MiniCom, Senhor Cezar Alvarez, recebeu a comissão juntamente com Secretários de diferentes áreas, que se dispuseram a aprofundar o diálogo, logo no início de 2013.

Entretanto, uma das solicitações que foi feita pode ser verificada de imediato: um diagnóstico da situação dos processos de solicitação de rádios comunitárias já abertos por entidades representativas de matriz africana e quilombolas, para que se possa buscar meios de resolver possíveis pendências e agilizar as concessões.

Uma das emissoras que tem forte presença do movimento negro é a paraibana Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Ernesto Geisel em João Pessoa. “Não se concebe que uma cidade com quase um milhão de habitantes só tenha apenas uma rádio comunitária outorgada”, disse Dalmo Oliveira, diretor da Rádio Zumbi.