Aperte o play e curta nosso som

domingo, 6 de janeiro de 2013

Secretário de Comunicação diz que rádios-poste têm importância cultural e devem ser incluídas no projeto da SECOM/PMJP


Marcos Alves (de branco sem chapéu) com a equipe do programa ALÔ COMUNIDADE


O Secretário de Comunicação de João Pessoa (Secom-JP), Marcos Alves, defende a inclusão das rádios poste no projeto da sua Secretaria para democratizar o acesso à informação institucional. As rádios postes são regulamentadas no Município, como sistema de comunicação alternativo, funcionando no molde de difusoras, onde as caixas de som afixadas em postes estão ligadas por fiação. Elas prestam serviços de utilidade pública e atuam como veículos de comunicação que têm uma identidade bem particular junto às comunidades. Para o Secretário, é importante agregar todas as mídias populares num projeto destinado a horizontalizar a produção e o acesso de conteúdos.

Marcos Alves foi entrevistado no programa “Alô comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba e mais oito rádios comunitárias do Estado, além de diversos blogs e radioweb.

João Pessoa conta com mais de 60 sistemas de som, chamados de rádio-poste, e uma rádio comunitária outorgada, sendo a única capital do Brasil que dispõe de um número mínimo de rádios populares de baixa potência. As demais rádios comunitárias funcionam precariamente, com programação fragmentada e incerta, temendo a repressão da Agência Nacional de Telecomunicações. 

Alves afirmou que ainda está se familiarizando com a estrutura da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e que seu gabinete estará aberto para o diálogo com todos os sistemas de comunicação, desde os empresariais até o mais humilde instrumento de comunicação popular.
Ainda nesta edição, a música de Evanio Teixeira, de Pilar. Produção de Dalmo Oliveira e Fábio Mozart. Locução auxiliar de Beto Palhano. Assistência de estúdio de Julia Veloso. Apoio de Fabiana Veloso. Sonoplastia de Maurício Vasconcelos Mesquita.

Ouça a gravação do programa em: