Aperte o play e curta nosso som

sábado, 23 de março de 2013

Rádios comunitárias mineiras discutem organização




As rádios Império FM de Tiradentes, Rádio Alternativa de Campo Belo, Comunitária de Ritápolis, Serrana de Prados, Ecológica e Sol de São João del-Rei de Minas Gerais reuniram-se para discutir sua realidade e organização. O encontro movimentou a Câmara de Vereadores são-joanense no dia 16 de março. As principais questões debatidas foram a renovação de concessão, a frequência única, a fiscalização da Anatel, o apoio cultural, a sustentabilidade e o Ecad. Tiago Bernardes da Alternativa FM testemunhou a prática de perseguição da Anatel e rádios comerciais na região. “Sofremos constantemente fiscalizações e respondemos vários processos administrativos indevidos”, disse. Já Valdir Silva da Ecológica lembrou que, em São João del-Rei, há emissoras comerciais com alta interferências em todos os canais e, apesar de denúncias, a Anatel não toma nenhuma providência. “São dois pesos e duas medidas no trato das comunitárias e comerciais”, afirmou.

O articulador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) em Minas Gerais, Ismar Capistrano, membro da coordenação nacional da entidade, tirou dúvidas e incentivou a necessidade de organização das emissoras. “Precisamos nos unir porque enfrentamos interesses de grandes grupos comunicação comerciais”, disse. Capistrano ainda lembrou que as rádios comunitárias precisam fortalecer sua legitimidade cumprindo seu papel de promover a informação local, a cidadania e a diversidade cultural. No final do encontro, foram eleitos Tiago Bernardes de Campo Belo e Rildo Costa de Prados como coordenadores da organização das rádios comunitárias da região do Campo das Vertentes.

Além deste, já foram realizados encontros com as rádios comunitárias da Zona Metropolitana, do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Zona da Mata e Oeste Mineiro. Os coordenadores destas regiões se reuniram, no dia 15 de março, onde encaminharam a realização de um Encontro Estadual no dia 29 em Belo Horizonte. “Estamos agora trabalhando para viabilizar essa organização que deverá reunir representantes das emissoras das centenas de emissoras de Minas”, afirmou Viviane Lacerda da Elo FM de Belo Horizonte. Participaram da reunião Carlos Muniz da Rádio Transformação de Sabinópolis (Vale do Mucuri), Caio Freitas da Liberdade FM de Divinopólis (Oeste Mineiro), Ismar Capistrano da coordenação nacional da Abraço, Antonio Braz do Sindiute de Santa Luzia, Lydiane Porciano do Sindicato dos Jornalistas e Comitê do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação de Minas Gerais (FNDC-MG).

Informações: Ismar Capistrano