Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia Nacional de Lutas: FNDC convoca militantes para as ruas pela democratização da comunicação



Manifestação nacional nesta quinta reivindicará pautas para transformações sociais no país e a democratização da mídia será uma delas. O FNDC convoca seus comitês e entidades parceiras para a participação nos atos.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) apoia o Dia Nacional de Lutas organizado pelas centrais sindicais e organizações do movimento social para esta quinta-feira, dia 11, e convoca seus comitês, as frentes de comunicação, militantes e toda a sociedade para a mobilização pela democratização da mídia com a participação nos atos com o porte de faixas, cartazes, a divulgação e a coleta de assinatura do Projeto de Lei da Mídia Democrática.
Uma jornada nacional pela democratização da comunicação está sendo organizada em vários estados e contará com manifestações, inclusive, em frente à Rede Globo, emissora de televisão que monopoliza 75% dos canais de comunicação no país, e também em outros espaços públicos.Estão previstas manifestações pela democratização da comunicação e contra o monopólio da mídia em pelo menos cinco estados brasileiros.

Em todo o país, nas regiões metropolitanas e capitais estão previstas manifestações e paralisações para reivindicar pautas para transformações sociais. A democratização da comunicação está na lista de demandas dos manifestantes, que têm ainda reivindicações como o transporte público e de qualidade, a destinação de 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; a reforma agrária, a suspensão dos Leilões de Petróleo dentre outros (veja abaixo a pauta única das Centrais Sindicais).

Veja o calendário em algumas cidades (com informações do Levante Popular da Juventude).

- Aracaju (SE): Concentração as 13h na praça Fausto Cardoso.
- Belém (PA): Concentração as 8:30 em frente a Prefeitura;
- Porto Alegre (RS): Concentração as 15h em frente a Globo;
- Rio de Janeiro (RJ): Concentração ao final do ato das centrais sindicais, na Cinelândia;
- São Paulo (SP): Concentração as 17h na Praça General Gentil Falcão e depois seguem rumo à Globo.