Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Adolescentes e jovens se reúnem em todo o Brasil pela democratização da comunicação


No dia 17 de outubro, adolescentes e jovens em mais de 25 cidades brasileiras vão soltar a voz pela democratização da comunicação, durante ações do DIA “C” – Dia da Juventude Comunicativa. A atividade, liderada pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC, pretende mobilizar a sociedade pelo direito humano à comunicação. E chamar a atenção para a urgente necessidade de uma nova lei geral de comunicações, que substitua o atual Código Brasileiro de Telecomunicações. Com mais 50 anos, o CBT aborda a comunicação sob a ótica do negócio, deixando de lado questões importantes como a democratização, a pluralidade de ideias e a diversidade. Legitima um histórico de concentração dos meios de comunicação nas mãos de pouquíssimos grupos comerciais, que juntos controlam 70% da mídia brasileira.
A RENAJOC entende que esse domínio dos meios de comunicação por grupos privados, comandados por famílias ricas e poderosas, ferem a liberdade de expressão e especialmente o acesso de adolescentes e jovens à informação e à participação na produção da comunicação no país. Por isso, além de usarem o DIA “C” para falar desse assunto nas redes sociais, com hashtag#pelodiretoàcomunicação, os integrantes da RENAJOC vão realizar oficinas e intervenções urbanas nas suas cidades.

Em Lavras, por exemplo, com o apoio do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras-MIAL, os adolescentes e jovens vão ocupar uma praça pública realizando oficinas de graffiti, jornal mural, apresentação de hip-hop, exposição de fotos e mídias táticas. Já em São Mateus, no Espírito Santo, o sitio histórico Porto de São Mateus, será tomado por adolescentes com diversas atividades incluindo a produção de mídias artesanais, mostra de curtas e oficinas de desenho.
Neste ano o Dia C ganhou um reforço importante. Vinte escolas da rede pública, em vinte cidades diferentes, que participam do projeto Mais Educomunicação, vão realizar atividades dentro e fora do espaço escolar. O projeto é também uma iniciativa da Renajoc, com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes no processo de democratização da comunicação no Brasil, por meio de atividades de Educomunicação.

#ParaExpressaraLiberdade

Neste ano, as ações do dia C integram a Semana pela Democratização da Comunicação, realizada no contexto da Campanha pra Expressar a Liberdade, do FNDC e outras organizações que atuam com comunicação e cultura.

A Semana vai intensificar a discussão e coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que visa a regulamentar o funcionamento dos meios de comunicação, garantindo a pluralidade e a diversidade. Todos os jovens envolvidos no Dia C vão participar da coleta de assinaturas. Para mais informações sobre a Lei acesse: www.paraexpressaraliberdade.org.br .