Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 24 de junho de 2014

Mais um trabalho acadêmico foca rádios comunitárias

Cleyciane Silva e Valdiclei Ribeiro, estudantes do Instituto Esperança de Ensino Superior, em Santarém, Pará, onde fazem curso de comunicação e jornalismo, escolheram o tema das rádios comunitárias para seu trabalho de conclusão de curso, focando a Rádio Comunitária Serra Bel e a participação e interatividade dos ouvintes.

Na dissertação, eles analisam a interatividade através da participação dos moradores na programação da Associação Rádio Comunitária Serra Bel FM 87, 9. O trabalho coletou depoimentos de 40 ouvintes da emissora além de comunicadores, no município de Belterra. “Percebeu-se que a Rádio Comunitária Serra Bel tem um papel muito importante na vida dos moradores da cidade, atendendo diferentes públicos de comunidades do entorno do município, porém, necessita inovar ainda mais em sua programação, de forma que a mesma seja ainda mais atrativa para a população local, que demonstra anseio por maior novidade na programação da Rádio Comunitária Serra Bel FM”, constatam os estudantes.

“Emissoras comunitárias desempenham um papel muito importante no desenvolvimento social de uma dada comunidade. O rádio tem várias características marcantes que cativa os ouvintes pela sua simplicidade, acessibilidade, imediatismo e pelo custo. O público é exigente, preferindo informações precisas e no momento dos acontecimentos. Por esse motivo, ele, o ouvinte, é um elemento importante na gestão da programação local”, ressalta o trabalho.