Aperte o play e curta nosso som

domingo, 27 de julho de 2014

Rádios comunitárias são objetos de preocupação de candidato a deputado federal na Paraíba

Grupo de ativistas de rádios comunitárias. Ao centro, Dalmo Oliveira com sua esposa Fabiana.


O jornalista Dalmo Oliveira, do Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, tem sua militância centrada no movimento de rádios livres e comunitárias. Membro do coletivo da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, ele está candidato a deputado federal pelo PT e disse que quer fazer um debate sobre essas rádios populares e a democratização das comunicações.

“Neste momento de redefinição da esfera pública social, aproveito a campanha para pautar a mídia popular e sua importância na vida de nossa sociedade como espaço de cidadania e práticas democráticas”, disse Dalmo Oliveira.


Segundo Dalmo, é necessário que as rádios comunitárias tenham muito cuidado quanto à participação na eleição, para não ser meros instrumentos de manipulação de grupos políticos “que é o que se vê na maioria dessas rádios que se dizem comunitária, mas na verdade são emissoras pertencentes a políticos ou seus parceiros que utilizam um espaço público para interesses privados”, denuncia. Para ele, uma rádio comunitária deve influenciar na eleição como instrumento que viabilize a participação de segmentos sociais mais amplos nos debates de interesse da comunidade.