Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Jornalista brasileira divulga Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares na Nigéria





Ana Alakija (foto) é uma jornalista brasileira radicada nos Estados Unidos há mais de uma década. Ela, que é descendente de um clã de um antigo reino iorubá, o segundo maior grupo étnico nigeriano, pretende  destacar aspectos pouco explorados pela ensino oficial de história.
O objetivo da historiadora é que a preservação e divulgação do papel dos negros na África e nas Américas contribuam com a continuidade dos vínculos originalmente estabelecidos entre esses continentes. "Esse diálogo pode ajudar a criar um entendimento mútuo para os relacionamentos entre brancos e negros nas sociedades modernas e multiculturais", disse Ana.
Ela entrou em contato com Dalmo Oliveira, um dos produtores do “Alô comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, em João Pessoa, para levar a transmissão do programa para a Nigéria, agregando ao projeto a Rádio Comunitária Alai. “Há possibilidade de sermos ouvidos na comunidade yoruba da Nigéria. Há um grande número de descendentes brasileiros em certas comunidades lá. A língua portuguesa praticamente desapareceu entre essas comunidades, mas há grandes possibilidades de iniciarmos uma interação cultural”, disse Ana Alakija.
O programa enfoca as tradições e as lutas do povo negro no Brasil, especialmente na Paraíba, entre outros assuntos da cultura popular que não costumam ter visibilidade na chamada grande mídia.