Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Perspectivas para avanços da comunicação democrática em 2015


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) encerra suas atividades de 2014 comemorando a expansão e o fortalecimento da luta pela democratização da comunicação no país. Este ano, 54 entidades se associaram oficialmente e cinco comitês regionais foram inaugurados, nos estados do Amazonas, Pelotas, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ao todo, o FNDC já congrega 310 entidades em todo o país, sendo 48 nacionais e 262 regionais (entre as quais 26 comitês regionais).
Se 2014 foi positivo, 2015 certamente ser decisivo. “Embora saibamos das dificuldades que a conjuntura impõe ao avanço do pleno direito à comunicação para todos e para todas no nosso país, intensificaremos a luta por um novo marco civil das comunicações construído democraticamente”, avalia
Uma das frentes dessa mobilização já está em andamento: o lançamento, nos próximos dias, da coleta de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática na internet. Embora não tenham validade legal para protocolização do projeto na Câmara dos Deputados, a iniciativa visa ampliar a discussão do tema na sociedade.

Também em 2015 deverá ser realizado o 2º Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação (ENDC), nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Belo Horizonte. “Será um ano cheio de atividades. Continuaremos cobrando do governo políticas públicas que garantam o efetivo direito à comunicação e ampliando nossas alianças para fortalecer essa luta”, finaliza Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC.