Aperte o play e curta nosso som

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pesquisador gaúcho publica trabalho sobre rádios comunitárias


RÁDIOS COMUNITÁRIAS: caminhos e desvios no processo de democratização da comunicação, é o trabalho acadêmico de autoria de Ed Wilson Ferreira Araujo, estudante de Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tratando dessas emissoras públicas.

O trabalho faz uma abordagem sobre a emergência das rádios comunitárias no Brasil à luz do diálogo entre mídia e hegemonia, trata das questões legais e da atuação das emissoras como um movimento organizado na sociedade civil. Aborda ainda as experiências das emissoras revolucionárias, populares e sindicais na América Latina.

Ele cita exemplos de países latino-americanos que foram pioneiros na ocupação dessa mídia pela classe trabalhadora, a exemplo da Bolívia, conforme Peruzzo:  “As rádios mineiras bolivianas são experiências históricas pioneiras, no continente latino-americano, no que se refere ao uso autônomo da tecnologia eletrônica de comunicação por segmentos da classe trabalhadora. Sua origem remonta a 1947, mas foi a partir de 1952 que elas passaram a ter um desenvolvimento maior.”

O trabalho está na internet no endereço:
http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo3-estadolutassociaisepoliticaspublicas/radioscomunitarias-caminhosedesviosnoprocessodedemocratizacaodacomunicacao.pdf