Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Rádio pública na Paraíba faz 79 anos e acolhe radialistas comunitários

Josy Aquino começou carreira em rádio comunitária

A Rádio Tabajara da Paraíba AM, pertencente ao Governo, comemorou ontem, 25 de janeiro, 79 anos de atividades em João Pessoa, capital do Estado.

A Tabajara AM é a 17ª emissora de rádio mais antiga do Brasil e a mais antiga da Paraíba. Na época de ouro do rádio – nas décadas de 40, 50 e 60, ela fazia programas de auditório com artistas de fama nacional e até internacional. Seu foco são os programas jornalísticos e, principalmente, os esportivos, que mantém uma equipe afinada que já faz parte da tradição do rádio no Estado. No total são 30 programas. Desses, 60% pertencem ao gênero musical e 30% a jornalismo. A rádio atende a finalidades educativas e culturais, promove cultura nacional e regional e visibilidade a vários grupos sociais, estimula produções independentes como o programa “Alô comunidade”, em parceria com a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Nos seus quadros, constam radialistas que tiveram suas iniciações na profissão através de rádios comunitárias.

Josy Aquino é apresentadora de programas de variedade na Rádio Tabajara da Paraíba AM. Começou a carreira na rádio comunitária Cidade FM, em Cajazeiras, alto sertão da Paraíba. Logo depois, foi aprovada para o curso de Rádio e TV, na UFPB, onde também concluiu o curso de Jornalismo. Há 12 anos na Tabajara, ela apresenta o programa “A Tarde é Nossa”, na Tabajara AM, das 14h até às 17h.

Nelso Martins tem 36 anos e está na rádio Tabajara FM desde abril de 2008, onde atualmente apresenta a programação das 14h às 17h.  “Sempre gostei muito de rádio e em 1993, viajava muito nos fins de semana para a cidade Gurinhém, interior da Paraíba, onde tinha uma rádio comunitária dirigida por um amigo meu. Foi quando percebi que era disso que eu gostava e queria muito que fizesse parte do meu futuro profissional”, contou Celso.