Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dissertação de paraibano estuda rádios comunitárias em segmentos quilombolas

O estudante Marco Antonio de Oliveira Tessarotto  (foto) apresentou dissertação ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em cumprimento às exigências para obtenção do título de Mestre em Sociologia, área de concentração em Sociologia da Mídia, tratando da comunicação comunitária através de emissoras de baixa potência nos quilombos.

O trabalho tem como objetivos verificar a presença nas rádios comunitárias de Serra Redonda, Alagoa Grande e Santa Luzia de programas produzidos pelos quilombolas, identificando o tipo de influência que estas mídias exercem e, se as mesmas fortalecem ou desconstroem as identidades culturais das comunidades negras rurais. Na análise da referida problemática, buscou-se suporte bibliográfico na obra de Habermas sob a perspectiva dos olhares de estudiosos brasileiros: Siebeneichler na Teoria da Ação Comunicativa e Leal que aborda a questão da reconfiguração da Esfera Pública local.

O material de campo foi elaborado em forma de entrevistas participativas com base em Peruzzo e codificado seu conteúdo de acordo com a temática da democratização das comunicações em Vergara e Bardin. Ainda, nesta pesquisa, foi traçado o percurso e contexto histórico das rádios livres no Brasil e no mundo, discorrendo como as forças sistêmicas do novo coronelismo eletrônico se apoderaram da comunicação comunitária nestas cidades.


https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzUjhZM2FJdjZkbm8/edit?pref=2&pli=1