Aperte o play e curta nosso som

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Rádio comunitária promove roda de diálogo sobre democracia a partir das comunidades em João Pessoa


A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e a Sociedade Cultural Posse Nova República anunciam para hoje, sexta-feira (29) a abertura do “Ocupa Geisel”, movimento que pretende reunir artistas e líderes comunitários do Conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa (PB) para tomar posse do Centro Comunitário local, que se encontra sem direção depois da última eleição, cujos resultados foram contestados e estão sub-judice. “Nosso movimento é para que a comunidade assuma o Centro e faça dele uma congregação de atividades culturais e sociais, atendendo ao seu real objetivo”, afirmou Dalmo Oliveira, da Posse Nova República e Rádio Zumbi.

O evento “Ocupa Geisel” programou atividades para esta sexta-feira, sábado e domingo (29, 30 e 31 de julho). Na sexta, haverá uma roda de diálogo sob o tema “Defesa da democracia a partir das comunidades”, com o professor Jaldes Meneses, historiador da Universidade Federal da Paraíba, o jornalista Dalmo Oliveira e o músico e ativista social Pedro Osmar. O debate terá início às 18 horas, seguindo-se pocket-show com Pedro Osmar e a banda “Pau de dar em doido”.

No sábado (30), continua a roda de diálogo, onde se discutirá a mudança do nome do conjunto que homenageia um ditador. O debate será mediado por Marlene Almeida, da Comissão da Verdade, e Charliton Machado, da UFPB, iniciando-se às 15 horas. Logo após, acontecerão oficinas de dança urbana com a Tribo Ethbos, oficina de Yoga e debate sobre cultura do estupro, com representantes do movimento feminista e ativistas do Coletivo de Comunicadores Populares Novos Rumos. A partir das 20 horas, seguem-se shows com Estresse City Nardony e rolé poético. Depois, será exibido o filme “O menino e o mistério”, do realizador Jacinto Moreno.

No domingo, a programação começa às 13 horas com feijoada e samba a cargo dos pagodeiros do Geisel. Às 14 horas, contação de histórias com Fernanda Ferreira, seguindo-se roda de diálogo sobre resistência cultural nas comunidades, com os poetas cordelistas Fábio Mozart, Sander Lee e Thiago Alves, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Às 16 horas, será realizada demonstração de basquete para cadeirantes na quadra do Centro Comunitário, com membros da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba, seguindo-se oficina de maracatu e ciranda com o mestre Marcílio e Nação Maracahyba, juntamente com a cantora Gláucia Lima.


Ainda no domingo, às 17 horas, está cogitada oficina sobre arte dos palhaços com Pedro Eri, o palhaço Coquinho. Depois, o evento encerra com show de Maria Juliana, banda Vênuz In Fuzz e capoeira Angola Pé de Baobá. Durante o evento, serão instaladas barracas com exposição de livros, folhetos e alimentação alternativa, além de quadros de artistas locais.