Aperte o play e curta nosso som

domingo, 15 de janeiro de 2017

Emissora comunitária produz Radioteatro com atores veteranos da Paraíba


A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares será a primeira emissora comunitária da Paraíba a produzir radioteatro e disponibilizar em sua grade de programação, a partir de fevereiro de 2017. A ideia partiu do ator Cícero Limeira, que formou equipe composta por Fábio Mozart, Marcos Veloso, Jacinto Moreno, Fabiana Veloso, Roberto Palhano e outros atores veteranos para gravar peças teatrais. "É uma leitura de mesa com nossa melhor dramaturgia, para divulgar o trabalho dos artistas paraibanos à luz da mágica do som", explica Cícero.

O radioteatro é composto por palavras, efeitos sonoros e música que permitem contar uma história. Ao contrário das novelas que são transmitidas na televisão, neste caso o público deve imaginar as cenas, uma vez que, obviamente, a rádio não tem imagens. "Com essa limitação, temos uma experiência mais intensa para quem ouve", disse Cícero.

Na primeira metade do século XX, os radioteatros estavam entre as alternativas de lazer mais populares em todo o mundo. Porém, a invenção da TV fê-lo perder espaço e, aos poucos, os radioteatros começaram a desaparecer. Atualmente, uma percentagem bastante baixa da programação radial é ocupada por radioteatros. Em rádios comunitárias, temos algumas experiências de radioteatro, mas dirigidas à doutrinação ideológica ou educação ambiental.