Aperte o play e curta nosso som

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Rádio Zumbi transmite evento multicultural em João Pessoa

Ednamay Cirilo comanda festa cultural da Confraria do Malagrida

A Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares transmitirá o encontro da Confraria do Malagrida, evento realizado desde 2005 por um grupo de jornalistas, artistas, ativistas culturais e sociais, poetas e sociedade em geral, promoção da Associação Anjo Azul, capitaneada pela jornalista Ednamay Cirilo, que terá início nesta sexta-feira, 22 de setembro, na sede do Bloco Anjo Azul, Confraria do beco da Faculdade, movimento anarquista constituído por boêmios, musicistas, poetas e artistas em geral. A programação terá início às 9h30 na Rua Gabriel Malagrida, centro de João Pessoa, ao lado da antiga Faculdade de Direito, Praça João Pessoa, com dança cigana, mesa de debates, exposição de fotografias, exibição de filmes produzidos por cineastas pessoenses, mostra de artesanato, apresentação dos blocos Anjo Azul e Anjinhas, desfile com adereços carnavalescos e feira de livros e cordéis.

O videasta Marcos Veloso exibirá filme sobre violência contra mulheres e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba participará da feira de cordéis, na programação que irá até às 17 horas. Da Rádio Zumbi também estará presente o jornalista Dalmo Oliveira, participando de mesa sobre ciência das religiões.

Estão ainda programadas participações de Vânia de Farias, Cassandra Figueiredo Dias, Carolina Lins, poeta Quelyno Souza, Verônica Lourenço, Saulo Gimenez Ferreira Ribeiro, Dulce Edite Soares Loss, historiador Augusto Moraes e Wagner Marreira Freire, ex-jesuíta da Companhia de Jesus. Augusto falará sobre a passagem do jesuíta Gabriel Malagrida na Companhia de Jesus, fundador de colégios e seminários na Parahyba do século XVIII. Padre Gabriel Malagrida foi morto a garrote e queimado na “Santa Fogueira” da Inquisição por não comungar das ideias dos políticos e religiosos ligados ao Marquês de Pombal.