Aperte o play e curta nosso som

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

RÁDIO ZUMBI ENCERRA 2017 INOVANDO NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARAIBANA

Momento de descontração no estúdio 26 da ZumbiWeb
por Dalmo Oliveira*

Um pequeno coletivo de comunicadores, sem grandes pretensões, fazendo comunicação comunitária e alternativa por prazer e autorealização. Esse é um bom perfil do grupo que criou e mantém a radioweb Zumbi dos Palmares, em torno de algumas ONGs, como a Sociedade Cultural Posse Nova República e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. É desse jeito que a emissora encerra 2018 avançando nas inovações em sua grade de programação, com atrações inusitadas. Inovando também no uso de tecnologias cibernéticas, explorando as redes sociais, a blogosfera e as oportunidades da cena cultural popular e alternativa da redondeza.




A receita é simples: comunicação virtual e sintonia com a auto-organicidade comunitária. Explorando as brechas comunicacionais, a exemplo do Alô Comunidade, que vai completar sete anos apresentado aos sábados na grade da Rádio Tabajara AM. Explorando a criatividade dos poetas, como no recém-criado Sarau da Palavra. Focando nas pautas populares, enjeitadas pela mídia convencional e produzindo uma análise de época diferenciada, como ocorre no Multimistura.

Rede estendida

Fabio é pioneiro da radiodifusão comunitária na Paraíba
Em 10 de fevereiro de 2014 o coletivo de comunicadores populares Novos Rumos colocou no ar a emissora web com uma programação de 24 horas ininterruptas. A emissora o Coletivo de Comunicadores Populares Novos Rumos. “A Radioweb Zumbi dos Palmares foi criada por um grupo de amigos aficcionados por radiodifusão que tentaram por anos a fio obter uma concessão de FM Comunitária na Zona Sul da capital paraibana, sem sucesso. Cansados de esperar pelo Poder Público e marcados por um perfil crítico e contestador, os fundadores decidiram partir para uma experiência de radio online”, define Fabio Mozart, um dos pioneiros.

“Antes nós dispúnhamos apenas do Alô Comunidade e do blog. Com a chegada da radioweb o grupo criou novo ânimo. Passamos a exercitar a radiodifusão quase diariamente. Outros programas foram surgindo. Atraímos novos comunicadores. Estudantes de comunicação vieram estagiar conosco. E o melhor, nossa comunicação tem audiência qualificadíssima, fiel e crescente”, diz Dalmo Oliveira, o programador do streaming da emissora. 
Dalmo de Xangô é radialista profissional desde 1983

Essa semana Oliveira esteve em Brasília para conhecer de perto a experiência da Rádio Comunitária Esplanada FM, comandada pelo ativista e poeta José Sóter. “Fomos conhecer o estúdio, os equipamentos e a tecnologia que eles empregam lá. Sóter nos passou vários macetes. Essa troca orgânica é importante e vamos intercambiando também conteúdos”, diz Dalmo.

Outro parceiro da ZumbiWeb é o radialista comunitário José Mailton, que mantém emissora na cidade de Gurinhém, no Agreste Paraibano. Craque em tecnologias para radiodifusão, Mailton tem aproveitado o contado com o coletivo da Zumbi para incrementar também os conteúdos de sua emissora de baixa potência. Nos dois casos, foram iniciadas parcerias para retransmissão de programas produzidos na ZumbiWeb, sendo o Alô Comunidade e o Multimistura os preferidos dos colaboradores.

Futuro digital

A emissora tem recebido muita validação de ouvintes via redes sociais, especialmente pelo Facebook. “Nossos ouvintes/seguidores nos contactam freqüentemente, comentando os conteúdos e nos incentivando. A profecia de Ivaldo Gomes está se cumprindo e nosso futuro é, com certeza, digital”, afirma Mozart.

Sóter: intercâmbio em Brasília

Para 2018 o coletivo está se preparando para conquistar finalmente a meta da antena. Através de parcerias com rádios que já possuam concessão ou atuando novamente nas transmissões autônomas, a Zumbi dos Palmares pretende chegar em breve nos aparelhos de FM. Outra opção que deverá ser agregada é a da radio difusora, com sonorização via cabos nas praças do Bairro do ex-ditador Ernesto Geisel, na zona sul da capital paraibana.

///////////
* Dalmo Oliveira é Idealizador da radioweb Zumbi dos Palmares, jornalista, radialista profissional e comunicador popular.