Aperte o play e curta nosso som

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Chico César vê fascismo contra Lula

Repórter conversou com Chico César sobre música e política
O cantor e compositor paraibano Chico César disse que a série de ações jurídicas e políticas contra o ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva se assemelham às estratégias do fascismo. O comentário ocorreu logo após o show que o artista fez no Teatro de Arena, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa (PB), no último sábado, dia 27.





César, em entrevista exclusiva ao repórter Dalmo Oliveira, da RadioWeb Zumbi, revelou que o poema que escreveu durante a viagem de volta para São Paulo (onde está radicado), logo após ter participado do ato público em apoio a Lula na capital gaúcha, no dia 24, foi inspirado nos escritos de Bertold Brecht. "É necessário lançar luz sobre as pessoas, dizer algo para elas. Não é letra de música, não é nada. É um comentário para um rede social, para aquele momento", disse.

O cantor, que tem sido chamado para diversos atos políticos, disse que a sociedade deve ficar alerta contra o fascismo e acrescentou que "(...) o espírito da época é que precisa ser combatido todos os dias. O fascismo está há um passo de nós todos. O fascismo é cruel! Ele não admite o Outro, ele não admite o controverso. E a vida é controversa", comentou.

PASSAPORTE

Sobre a questão da retenção do passaporte do Presidente Lula, determinado por um juiz paulista, Chico César disse que "(...) o passaporte é um documento de um cidadão do mundo. É uma hora da desobediência civil. É ignorar! É você atravessar as fronteiras, e se o Sistema quiser lhe pegar, lhe capturar, lhe aprisionar, que lhe aprisionar, que aprisione. mas todo mundo nasce livre, e é livre pra transitar sempre".

FESTIVAL

O ex-Secretário de Cultura da Paraíba comentou ainda sobre as polêmicas em torno do Festival de Música da Paraíba: "Acho importante o Festival ouvir a voz dissonante dos artistas, que acham que seria melhor uma amostra não-competitiva. Eu acho importante uma celebração que promova a cultura paraibana na música como esse festival promoveu", defendeu.

Escute a íntegra da entrevista exclusiva no link a seguir:
https://soundcloud.com/dalmo-da-silva-1/chico-cesar-entrevista-by-dalmo-oliveira